Muitas empreendedores ao optarem por um sistema de gestão (ERP) para uma completa automação do posto de combustível se questionam sobre as diferenças entre o armazenamento em nuvem e o local.
Podemos dizer que uma das grandes diferenças entre estes dois modos é a forma de implementação. Entenda:
O sistema de gestão em nuvem é “instalado e armazenado na nuvem” e acessado por meio da internet. Portanto, o software de automação é instalado em servidores que podem estar em qualquer lugar do mundo. Pode ser um ou mais servidores. Podem existir cópias do sistema de gestão em diferentes locais.
Já o sistema de gestão local é instalado em servidores da empresa e muitos têm instalação nas estações de trabalho dos colaboradores. O acesso ao sistema é realizado a partir dos equipamentos onde o sistema está instalado.
Por que ter um sistema em nuvem se o armazenamento local pode oferecer as mesmas funcionalidades?
Acesso fora do posto
Tendo um sistema de gestão armazenado na nuvem os colaboradores e gestores, caso autorizados podem trabalhar no sistema mesmo estando fora do posto de combustível, pois não está restrito apenas em locais físicos.
Portanto, diferente do sistema local, você poderá acessar o sistema de onde estiver, a partir de um aparelho móvel ou computador conectado à internet.
Atualizações
As atualizações de novas versões do sistema de gestão são mais rápidas, pois é necessário instalar apenas nos servidores em nuvem. Além disso a instalação pode ser realizada em horário que não impacte na operação da empresa. Não é necessário instalar equipamentos locais e impactar na produtividade de funcionários da empresa. Desta forma, versões de correção ou customização do sistema de gestão podem ser instaladas rapidamente, em curto espaço de tempo, atendendo a demanda do cliente.
Agilidade
Os sistemas de gestão na nuvem são rápidos de implementar pois a infraestrutura já está disponível, bem como já estão implementadas as rotinas de cópias de segurança, com certificação dos backups. Em caso de ocorrência de problemas com os servidores, os planos de contingência redirecionam os acessos para outro equipamento tão rapidamente que os usuários muitas vezes nem detectam a ocorrência do problema.
Já nos sistemas de gestão local, considerável tempo é utilizado para preparar ou adquirir os equipamentos onde será realizada a instalação, bem como ativar processos críticos como cópia de segurança, volume e velocidade de acesso a internet e planos de contingência na falha de servidor ou energia.
Acesso Total
Todos os dados estão acessíveis na internet a qualquer momento: 24 horas por dia, 7 dias por semana. Isto significa que os gestores têm a empresa na palma da mão quando conectados a internet: no seu smartphone, smartwatch, tablet, notebook.
Os gestores do posto podem acessar as informações gerenciais a qualquer momento, ou seja, a qualquer momento poderá consultar estoque, solicitar novos fornecimentos para reposição de estoque, consultar vendas, abastecimentos, alterar preços e muito mais.
Custos
O custo de um sistema em nuvem é menor, pois o posto paga apenas pelo volume de processamento e armazenamento que necessita. Quando necessitar ampliar as operações e criar uma nova unidade de operação, pode ir contratando upgrade, desta forma não tem necessidade investir em recursos que só serão utilizados no futuro, como servidores mais caros com mais recursos que serão utilizados nos próximos anos.
Quer saber ainda mais vantagens de ter um sistema de gestão em nuvem? Confira este nosso outro post com mais 3 vantagens, acesse aqui.
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